Revestimento de alumínio composto | Téchne

Melhores Práticas

Revestimento de alumínio composto

Confira os cuidados no armazenamento, no manuseio e na instalação dos painéis usados como revestimento de fachadas

Edição 193 - Abril/2013
 

Fotos: Karina Dacol

Montagem da bandeja
Para facilitar e otimizar o transporte, o material pode ser entregue na obra em forma de chapas planas paletizadas, que são transformadas em uma central no canteiro. As abas das chapas são dobradas e recebem as cantoneiras de fixação, conformando o painel de alumínio composto, também chamado de bandeja. Para evitar ondulações ao longo da extensão da aba, recomenda-se usar uma dobradeira especial (foto), que garantirá um acabamento uniforme. As cantoneiras instaladas nas abas devem ter espaçamento de 20 cm a 60 cm, dependendo das dimensões do painel, fixadas por dois rebites cada uma. Não se deve remover o filme protetor plástico.

 

Fotos: Karina Dacol Armazenamento
Depois de serem conformados, os painéis devem ser armazenados na posição vertical, apoiados em cavaletes. Não devem ser empilhados horizontalmente, sob o risco de danificar os painéis localizados na parte inferior, que podem amassar com o peso do conjunto.

 

Segurança no trabalho
A instalação em fachadas é realizada a grandes alturas, geralmente em balancins manuais ou elétricos. Por isso, é obrigatório o uso de trava-quedas e cinto de segurança paraquedista conectados a um cabo-guia ancorado em estrutura independente ao andaime suspenso.
Fotos: Karina Dacol

 

PÁGINAS :: 1 | 2 | Próxima >>

Veja também

Equipe de Obra :: Projetos :: ed 96 - Junho de 2016

Passo a passo - Escada caracol

Téchne :: Editorial :: ed 231 - Junho de 2016

Engenharia plena