Andaime fachadeiro metálico | Téchne

Melhores Práticas

Andaime fachadeiro metálico

Montagem do sistema exige atenção ao nivelamento da primeira plataforma de trabalho e ao travamento dos postes na fachada

Edição 188 - Novembro/2012
 

 

Verificação do terreno
As condições do terreno onde o andaime será assentado vai determinar qual tipo de sapata deverá ser encaixado nos postes dos quadros. Para que o nivelamento das plataformas de base seja garantido em terrenos irregulares, por exemplo, utilizam-se sapatas ajustáveis.

 

Apoio auxiliar
Quando o terreno que serve de apoio para o andaime não for firme o suficiente para receber as cargas, pranchões de madeira deverão ser fixados às sapatas por meio de pregos. Com isso, a concentração de peso em cada poste da torre será diminuída.
Divulgação: Mills

 

 

Nivelamento
Só é possível dar sequência à elevação da torre caso os módulos da primeira plataforma de trabalho estejam nivelados. Por isso, deve-se montar os quadros que servirão de base para que, então, o nível de todos os eixos do andaime seja medido. Os ajustes, nesse caso, são feitos por meio das hastes das sapatas ajustáveis.
Divulgação: Mills

 

 

Afastamento
Para garantir que o andaime mantenha em toda sua extensão a distância necessária para realização dos trabalhos na fachada, é preciso ancorar os postes dos andaimes na estrutura por meio de braçadeiras fixas ou articuláveis.
Divulgação: Mills

 

Divulgação: Mills
Fixação
Instaladas as colunas de amarração, é preciso ainda que a estrutura do andaime seja presa na fachada por meio de cabos de aço. Os elementos que fixam o andaime na fachada devem ser feitos a cada 6 m, conforme previsto na NBR 6.494 Segurança nos Andaimes, tanto na vertical, quanto na horizontal.
Divulgação: Mills

 

Telas de proteção
Os andaimes fachadeiros precisam dispor de proteção com tela de arame galvanizado ou material de resistência e durabilidade equivalentes desde a primeira plataforma até pelo menos 2 m acima da última. Recomenda-se ainda que as telas sejam ancoradas nas estruturas do edifício para que a incidência de ventos não comprometa a estabilidade do andaime.
Divulgação: Mills

 

Cargas permitidas
As especificações do fabricante com relação às cargas máximas permitidas sobre as plataformas de trabalho devem ser rigorosamente seguidas. As cargas devem ser distribuídas sobre as plataformas uniformemente, evitando concentração de peso principalmente nos vãos dos andaimes, e não devem obstruir a circulação de pessoas.
Divulgação: Mills

 

Apoio técnico: Alexandre Pandolfo, membro da Associação Brasileira das Empresas de Fôrmas e Escoramentos (Abrasfe) e gerente comercial regional da Mills, e Davenir Menezes, assistente técnico da Jahu Andaimes, Escoramentos e Fôrmas, divisão da Mills.