Paredes de concreto armado moldadas in loco | Téchne

Sistemas Construtivos

Paredes de concreto armado moldadas in loco

Por Fernando Benigno da Silva
Edição 167 - Fevereiro/2011

Fotos: Sulbrasil Engenharia e Construções
Descrição do sistema

O sistema construtivo é composto por paredes estruturais maciças de concreto comum moldadas no local, com espessura de 10 cm, armadas com telas metálicas eletrossoldadas (malha de 10 cm x 10 cm e diâmetro de 4,2 mm) posicionadas no centro das paredes. As lajes são maciças, de concreto armado, também moldadas no local, com 10 cm de espessura. A fundação é definida considerando cada local de implantação das unidades habitacionais. A cobertura é formada por estrutura de madeira, com telhado em telhas cerâmicas.

O sistema construtivo é destinado à construção de edifícios habitacionais de até cinco pavimentos, em atmosferas rurais e urbanas.

 

Características técnicas

O sistema consiste na moldagem de paredes e lajes maciças de concreto armado com telas metálicas centralizadas. A estrutura é dimensionada para cada projeto específico de arquitetura do edifício. O processo de produção do sistema construtivo permite o controle geométrico das peças e a obtenção de superfícies aptas a receberem o acabamento. A espessura das paredes e das lajes é de 10 cm. Ambas são armadas com telas de aço eletrossoldadas de malha quadrada de 100 mm e fios com diâmetro de 4,2 mm. A resistência característica à compressão do concreto, aos 28 dias, é de 25 MPa e a resistência mínima do concreto na desenforma, a 15 horas, é de 1,8 MPa. A consistência especificada para o concreto é de 22 ± 2 cm (slump test).

Materiais e componentes do sistema

Fôrmas

As fôrmas são constituídas por chapas de madeira compensada e plastificada (faces da fôrma), reforçadas ou estruturadas com perfis de aço fixados por meio de parafusos passantes nos fusos que definem o distanciamento entre as faces das fôrmas.

Revestimentos

São aplicadas placas cerâmicas nas paredes internas de áreas molháveis aplicadas com argamassa colante sobre o concreto. Nas paredes e tetos de áreas secas é aplicada camada de revestimento calfinado ou de gesso e pintura. O revestimento de piso é em placas cerâmicas nas áreas molháveis, sendo que nas áreas secas são aplicadas placas cerâmicas ou acabamento em cimentado liso. As paredes externas são revestidas com textura de cores claras.

Etapas de produção

A empresa faz o acompanhamento diário da produção, em razão da importância do planejamento executivo para o sistema construtivo.

Fotos: Sulbrasil Engenharia e Construções
Vista da execução de um pavimento-tipo
Produtividade da mão de obra

As produtividades são coletadas e avaliadas por apartamento. Quanto melhor as informações sobre produtividade, melhor será a qualidade da programação e da gestão da mão de obra. A coleta desses indicadores faz parte do controle. Tais indicadores alimentam futuras programações e realimentam a própria obra, auxiliando na reprogramação, como apresentado na tabela 1.

Execução

Fundação, baldrames e primeira laje

A execução é feita de acordo com o projeto estrutural, deixando o perímetro da laje 8 cm maior do que especificado em projeto para colocação da face externa das fôrmas.

Laje do térreo e marcação do posicionamento das fôrmas

A partir do eixo central da parede, são considerados 13 cm para cada lado, totalizando a distância de 26 cm, correspondendo aos 10 cm de espessura da parede e mais 8 cm de cada lado para a colocação das faces das fôrmas (interna e externa).

Alinhamento dos arranques

É feito a cada 50 cm, utilizando aço CA-60, ø 5 mm, e colocação da tela considerando a altura da parede e da laje conforme projeto estrutural.

Corte da tela metálica

Nos locais de vãos de portas e janelas, é feito o corte da tela metálica e colocação de reforços de tela nas janelas e portas conforme projeto estrutural.

Aplicação de desmoldante

Aplicação de desmoldante, à base de óleo mineral, nas faces internas das fôrmas (faces do molde).

Travamento, instalações elétricas e hidráulicas

A execução do travamento interno das peças, a colocação dos eletrodutos, das caixas elétricas, das tubulações hidrossanitárias e o posicionamento das mangueiras para passagem de parafusos de travamento são feitas de acordo com o projeto. As tubulações acima de 40 mm de diâmetro são colocadas, posteriormente, em shafts executados em alvenaria, com a inserção de tela metálica nos encontros entre os shafts e as paredes de concreto.

Colocação dos espaçadores plásticos nas telas

Os espaçadores são colocados a cada 50 cm, tanto na horizontal quanto na vertical, de forma a possibilitar o cobrimento de concreto definido em projeto.

Colocação dos gabaritos nas fôrmas

Antes do fechamento das fôrmas, são colocados os gabaritos de portas e janelas, para garantir o vão previsto em projeto.

Concretagem

A concretagem das paredes é feita com o auxílio de caçambas transportadas por gruas. O concreto especificado não necessita de adensamento mecânico, exceto em locais bem específicos, e é dosado e misturado na obra, em betoneiras.

Desenforma das paredes

A desenforma é realizada no mínimo após 15 horas da concretagem, depois de ser verificado o resultado da resistência à compressão do concreto. O preenchimento dos furos nas paredes, resultantes da passagem dos fusos para travamento das fôrmas, é feito com a inserção de argamassa de cimento e areia média (traço 1:3), antes do acabamento final dessas paredes.

Ferramentas e equipamentos necessários para a execução do serviço

Ferramentas

Broxa, pincel ou rolo para aplicação do desmoldante
Corda ou correntes para movimentação das peças
Deformador ou cunhas de madeira
Disco de vídia
Distanciadores (galgas)
Esquadro
Grua para movimentação dos painéis
Linha de náilon
Mangueira de nível
Martelo
Prumos de centro e de face
Serra circular manual com disco de corte para madeira
Serra de bancada com proteção para disco
Serrote
Tensores
Trena metálica

Equipamentos

Betoneira
Caçamba para concreto
Grua
Eventualmente é empregado vibrador de agulha

Segurança

O início dos serviços deve ser precedido das proteções, evitando, dessa forma, a queda de pessoas ou materiais.

O uso de EPIs é necessário quando da execução de serviços como:

Trabalhos em alturas superiores a 2 m: é necessário o uso do cinturão de segurança tipo paraquedista.

Em qualquer situação de transporte vertical, a carga máxima suportada pelo equipamento tem de ser respeitada, além de serem tomadas todas as cautelas necessárias para que não haja quedas de materiais.

 

Relação dos equipamentos de proteção coletiva necessários à execução do serviço:

Bandejas primárias e secundárias
Cancelas para bloqueio de circulação
Delimitação ou cobertura de acessos
Extintores de incêndio
Guarda-corpos
Passarelas de trabalho
Sinalizações
Tela de proteção para fachadas
Telas de proteção do andar

Relação dos EPI's necessários a execução do serviço:

Avental de borracha
Bota de segurança com bico de aço ou bota de borracha
Capacete de segurança
Cinto de segurança com trava-quedas (preso em cabo de aço ou corda de segurança auxiliar)
Luva de proteção (vinílica ou raspa)
Óculos de segurança ou protetor facial
Protetor auricular
Uniforme de trabalho

Controle da qualidade

O controle da qualidade é exercido na obra de acordo com os procedimentos de execução e inspeção, fichas de verificação de materiais e serviços, projeto executivo do sistema construtivo etc. São verificados os seguintes itens:

Instalações prediais
Gabaritos de caixilhos e dos espaçadores
Aplicação de desmoldante nos painéis de fechamento
Colocação dos painéis de fôrmas conforme numeração do projeto de montagem, executando travamento com os parafusos e as cunhas
Verificação do travamento e da estanqueidade das fôrmas e, caso existam gretas na base, realização do fechamento com argamassa de cimento e areia
Concretagem das paredes
Controle tecnológico do concreto na desenforma e aos 28 dias de acordo com a NBR 12655, incluindo a especificação do lote de concreto
Rastreabilidade do concreto para as paredes e laje de concreto armado
Verificação após retirada das fôrmas

PÁGINAS :: 1 | 2 | Próxima >>
Destaques da Loja Pini
Aplicativos