Assentamento de alvenaria | Téchne

Melhores Práticas

Assentamento de alvenaria

Produtividade varia de acordo com as características dos materiais que compõem as paredes, do processo adotado e da qualidade da gestão do serviço

Edição 167 - Fevereiro/2011

Projeto modular

A definição modular da geometria da estrutura em concreto armado evita cortes ou acertos dos panos durante a fase de execução. O projeto de alvenaria também deve especificar peças modulares de diferentes tamanhos, para que se encaixem de modo natural. Atualmente as obras utilizam blocos de 39 cm, com complementos de 1/2 bloco, 1/4 bloco e 1/8 bloco.

Fotos: Marcelo Scandaroli

Marcação inicial

A marcação das alvenarias é extremamente importante para garantir a precisão dimensional dos ambientes e da edificação, e deve ser acompanhada normalmente por um mestre ou encarregado de obras.

 

Fotos: Marcelo Scandaroli

Dimensão e peso das peças

Os projetos devem especificar materiais e insumos que facilitem o transporte, a manipulação e os serviços subsequentes de acabamento. Para minimizar o esforço da mão de obra, planeje descarregar os tijolos ou blocos junto à própria frente de trabalho.

 

Fotos: Marcelo Scandaroli

Acompanhamento rigoroso

O supervisor de obra deve se certificar de que o projeto está sendo seguido, bem como observar os requisitos convencionais de esquadro, prumo e nível.

 

Fotos: Marcelo Scandaroli

Ferramentas adicionais

Além das ferramentas convencionais do pedreiro, recomenda-se ter sempre em mãos equipamentos e materiais adicionais que facilitem o assentamento da alvenaria, como escantilhão (foto), régua de alumínio de três bolhas, argamassadeira, pistola finca-pino, prumo e linha de náilon.

 

Fotos: Marcelo Scandaroli

Centrais de corte

Havendo necessidade de cortes para as instalações das caixas de elétrica e de outros materiais, o ideal é que as peças sejam embutidas nos blocos em uma central, antes do assentamento. A medida gera menos desperdício da materiais e maior controle da produção, incluindo o uso do equipamento de corte, que pode ser único e operado pelo mesmo funcionário.

 

Fotos: Marcelo Scandaroli

Elementos pré-moldados e moldados in loco

O uso de elementos pré-moldados durante a execução das alvenarias pode agilizar o processo, no entanto, o peso e dificuldades de transporte das peças devem ser considerados. Dessa forma, vergas moldadas in loco pelo uso de blocos canaletas podem se tornar um modelo mais econômico e com maior produtividade. 

 

Fotos: Marcelo Scandaroli

Apoio: Marcos Sarge, diretor técnico de desenvolvimento imobiliário da Schahin, e José Carlos Leme, coordenador de obras da Cury.

Destaques da Loja Pini
Aplicativos