Traço de concreto | Téchne

IPT Responde

Traço de concreto

Como calcular a proporção de materiais para fazer 1 m3 de concreto?

Atair de Almeida, São Paulo
Edição 121 - Abril/2007

Existem diversas formas de se estabelecer o traço básico de um concreto, necessitando-se ensaios de laboratório para se chegar ao traço definitivo. Por exemplo, as quantidades de materiais em quilogramas por metro cúbico de concreto (kg/m3) podem ser estimadas por meio da seguinte seqüência:

Passo 1: Escolha do abatimento do tronco de cone - Esse valor deve ser especificado considerando-se a condição de trabalho e o tipo da construção. Como base, pode-se utilizar a tabela 1.

Passo 2: Escolha da dimensão máxima característica do agregado graúdo - Geralmente, esse valor deve ser o máximo possível, desde que coerente com as dimensões da estrutura: a dimensão máxima da pedra não deve superar 1/5 da menor dimensão livre entre as faces da fôrma, 1/3 da espessura das lajes, ou 3/4 do menor espaço livre entre as armaduras.

Passo 3: Estimativa da água e do teor de ar - Uma primeira estimativa da quantidade de água a ser utilizada nas misturas experimentais, com ou sem ar incorporado, pode ser obtida de forma simplificada na tabela 2, considerando o valor do abatimento do tronco de cone (Passo 1) e a dimensão máxima característica do agregado (Passo 2). Admite-se que os agregados tenham forma arredondada e adequada distribuição granulométrica.

Passo 4: Escolha da relação água-cimento - Na falta de dados que associem a relação água-cimento com a resistência do concreto, podem ser adotados os valores aproximados dos concretos amassados com cimento Portland Tipo I, conforme a tabela 3. Atendendo aos requisitos de resistência e durabilidade, esse valor pode ser reduzido em função das condições de exposição da estrutura.

PÁGINAS :: 1 | 2 | 3 | Próxima >>
Destaques da Loja Pini
Aplicativos