Tensoestruturas | Téchne

Tecnologia

Tensoestruturas

Edição 117 - Dezembro/2006

A cidade de Belém e sua região metropolitana vêm se destacando pelo grande número de obras que adotam tensoestruturas como solução de cobertura em projetos arrojados. Tanto que um dos cartões postais da cidade, o Ver o Peso (tradicional mercado local), já adotou a solução há alguns anos, assim como o Memorial dos Povos e a Via dos Mercadores. Agora, mais uma vez, a região é palco de uma realização de grande representatividade arquitetônica: a inauguração da Feira da Cidade, em Ananindeua, município da região da grande Belém.

Essa construção, de grande importância local, terá a função de um mercado para comércio de frutas, peixes e artigos regionais, atendendo ao comércio que se expandiu de forma rápida e que até então operava precariamente na avenida Arterial.

A área coberta projetada totaliza quase 3.200 m2, concebida com a interligação de elementos basicamente em três formas (veja boxe).

Estrutura metálica
A estrutura metálica foi dimensionada considerando-se os seguintes carregamentos:

  • vento de 108 km/h
  • peso próprio: 20 kgf/m2
  • sobrecarga: 25 kgf/m

    Essa estrutura foi fabricada em São Paulo com tubos de aço e chapas metálicas, totalizando 75 t, com acabamento galvanizado a fogo. O transporte da estrutura foi executado em 16 viagens terrestres de carretas e caminhões truck expandidos. A opção de acabamento galvanizado a fogo foi adequada, pois evitou avarias na pintura durante o transporte, além de oferecer uma excelente proteção ao tipo de clima da região.

    Montagem da estrutura metálica - cálice
    Braços e cones metálicos fabricados

     

     

     

     

     

     

    PÁGINAS :: 1 | 2 | 3 | Próxima >>