Estacionamento-parque: qualificação paisagística | Téchne

Artigo

Estacionamento-parque: qualificação paisagística

Ricardo de Sousa Moretti PUC Campinas ricardo.moretti@ajato.com.br Nelia Miyuki Nishihata PUC Campinas nelianishihata@gmail.com

Edição 116 - Novembro/2006
Figuras 1 e 2 - Estacionamento com piso permeável e uso intensivo de vegetação, em pousada na cidade de Pirenópolis (GO)

Identificam-se boas perspectivas de aperfeiçoamento do projeto dos estacionamentos de veículos, em especial quanto à implantação dos "estacionamentos- parque", com uso intensivo de arborização e parte significativa de área permeável. Esse tipo de estacionamento associa a possibilidade de redução de custos, pois a pavimentação e o sistema de captação e condução das águas pluviais constituem usualmente os itens de maior impacto na composição dos custos totais das obras de urbanização e infra-estrutura, em especial nos empreendimentos destinados ao uso residencial. Por outro lado, são possíveis soluções de forte potencial paisagístico, que tornam mais agradáveis os estacionamentos e agregam valor aos imóveis. Finalmente, os estacionamentos com pisos permeáveis e uso intensivo de vegetação podem trazer uma contribuição em sustentabilidade, com ênfase na prevenção das enchentes, redução das ilhas de calor, recarga dos aqüíferos subterrâneos e manutenção das vazões dos cursos d'água nas épocas de seca.

As áreas impermeabilizadas para execução de estacionamentos representam parcela expressiva do total de áreas impermeabilizadas de um empreendimento. Em projetos de prédios sem elevador, com estacionamento descoberto, a impermeabilização do solo para esse fim resulta em áreas que chegam a ser 40% superiores àquelas necessárias para a produção da edificação. Alguns municípios já incorporaram exigências relativas à utilização de pisos permeáveis em estacionamentos, como no caso de São Paulo e restrições de vazões decorrentes da implantação de novos empreendimentos, como nos casos de Porto Alegre e Curitiba.

Figura 3 - Infiltração das águas pluviais captadas nos locais impermeáveis do estacionamento através de camadas drenantes situadas entre as vagas

A utilização intensiva de vegetação e arborização associada aos pisos permeáveis nos estacionamentos vem ao encontro do atendimento das exigências legais que, gradativamente, deverão ser regulamentadas por um número crescente de municípios. Pretendese apresentar, neste artigo, os potenciais de incorporação desses conceitos na melhoria das condições paisagísticas do empreendimento.

Estacionamentos nos grandes empreendimentos

Figura 4 - Estacionamento de automóveis em campus universitário, no município de Campinas, com predomínio das superfícies pavimentadas

Pode-se reduzir significativamente o total de áreas impermeabilizadas nos estacionamentos de grande porte sem comprometimento significativo do conforto do usuário. A utilização de pisos que permitem a infiltração de água de chuva é especialmente promissora nas áreas em que ficam estacionados os veículos. Mesmo que se pavimentem as áreas em que circulam os veículos, a mescla de áreas impermeáveis com permeáveis possibilita que, em alguns casos, seja possível inclusive suprimir as canalizações de água pluvial. Nos casos em que se prevê dificuldade para infiltrar toda a água de chuva nas áreas permeáveis, pode-se recorrer às estruturas de infiltração subterrânea, como exemplo, às trincheiras drenantes ou às camadas drenantes na forma de colchões (vide figura 3).

Ao reduzir as áreas impermeáveis melhora-se a condição de desenvolvimento da vegetação, que por sua vez contribui para a retenção da água de chuva antes que a mesma atinja o solo. Tem-se a possibilidade de fugir do círculo vicioso de impermeabilização,drenagem, ilhas de calor e de pequeno desenvolvimento da vegetação, para uma outra condição que favorece o desenvolvimento da vegetação, que por seu turno, contribui para a retenção e infiltração da água de chuva precipitada.

Figura 5 - Projeto geométrico de um setor do estacionamento do shopping - situação atual Figura 6 - Estacionamento do shopping - alternativa de projeto 1. Mantém-se a disposição geométrica original e apenas substitui-se o pavimento impermeável existente nas vagas de parada, por um pavimento permeável
PÁGINAS :: 1 | 2 | 3 | 4 | Próxima >>
Destaques da Loja Pini
Aplicativos