Casas leves | Téchne

Tecnologia

Casas leves

Diversas empresas já oferecem, a preços competitivos, estruturas prontas para residências e pequenas edificações

Giovanny Gerolla
Edição 112 - Julho/2006

Fotos: Construtora SeqüênciaEconomia de tempo,material,mãode- obra e preservação do meio ambiente. É assim que sistemas construtivos industrializados, como steel frame, oferecem vantagens aos canteiros de obras e prometem reduzir em pelo menos 1/3 o período de execução de residências ou edifícios baixos, de três a quatro pavimentos.

A razão disso é a facilidade de montagem dos perfis e colocação dos painéis de fechamento, as duas principais matérias-primas do sistema. Os perfis metálicos com espessura de 0,80 a 1,25 mm são unidos com parafusos autobrocantes.

Há quem afirme que preços altos deixaram de ser o grande vilão do aço, porque cada vez mais a relação custo-benefício toma conta dos interesses de investidores imobiliários e construtores, que pretendem terminar os empreendimentos o mais rápido possível, sem desperdício, sujeira ou entulho, e com as chaves na mão: 'O preço médio do sistema steel frame com caixilhos de PVC, aspiração central, ar-condicionado, telhado com subcobertura, armários de cozinha, tomadas, interruptores, espelhos e louças de banheiro, além de um pressurizador de água, é de R$ 1.000/m2', afirma o arquiteto da Construtora Sequência Alexandre Mariutti.

Conteúdo exclusivo para leitores
cadastrados ou assinantes da revista Téchne

Ainda não é um assinante PINI?
Escolha uma das opções abaixo e faça já sua asinatura.

Veja também

Téchne :: Téchne Educação :: ed 205 - Abril de 2014

Artigo discute dimensionamento de edifícios altos em alvenaria estrutural

Téchne :: Téchne Educação :: ed 205 - Abril de 2014

Visita técnica mostra a cobertura do novo estádio do Palmeiras, em São Paulo

Equipe de Obra :: Obras :: ed 70 - Abril de 2014

Desempenho: Drywall com isolamento acústico