Projeto de emenda da norma técnica sobre acessibilidade está em consulta nacional até 21 de janeiro

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) colocou em consulta pública nacional até 21 de janeiro o Projeto de Emenda da NBR 9050 – Acessibilidade a Edificações, Mobiliário, Espaços e Equipamentos Urbanos. Lançada em 1994, a normativa ganhou uma nova versão em setembro de 2015 e agora vai ser novamente atualizada pela Comissão de Estudo Acessibilidade em Edificações (CE-040:000.001) do Comitê Brasileiro de Acessibilidade (CB-040).

As reuniões de revisão da norma técnica vêm acontecendo desde setembro de 2016. O novo texto altera as instruções para proteção contra queda ao longo de áreas de circulação; a localização das maçanetas e puxadores; de sinalizações de degraus, de área de resgate, de espaço reservado para P.C.R. e de vaga reservada para veículo; os vãos de portas de correr e sanfonada; rebaixamentos de calçada; entre outros itens.

Em 2015, a atualização buscou aprofundar o conceito de desenho universal nos empreendimentos imobiliários, garantindo o acesso de usuários com necessidades especiais variadas – como pessoas cegas, idosas, obesas e cadeirantes, dentre outras. As alterações se referiram às dimensões dos sanitários, posicionamento das barras de apoio, configurações de escadarias e corrimãos, além do formato das sinalizações.

Agora, o projeto da emenda vai mudar algumas dessas especificações. Os interessados em contribuir com a consulta nacional devem acessar o site da ABNT, clicando aqui.

Leia mais:
Conheça as principais mudanças da NBR 9.050:2015, sobre acessibilidade, em vigor desde outubro

Veja também: