Projeto estrutural de edifícios altos é tema de evento promovido pela Abece no Espírito Santo

A Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (Abece) vai promover na próxima sexta-feira (10) na capital capixaba o “Vitória nas Alturas”, um evento para discutir as necessidades e os cuidados na elaboração de projetos estruturais de edifícios altos seguros e em consonância com as normas brasileiras. O encontro também marcará a criação da regional da entidade no Espírito Santo.

Serão sete palestras técnicas sobre segurança, durabilidade, vida útil de projeto e sustentabilidade de empreendimentos. O advogado Carlos Pinto Del Mar, autor do livro Direito na Construção Civil, publicado pela editora PINI, abordará as normas técnicas no ponto de vista legal, com ênfase para a norma de desempenho. Já a engenheira Suely B. Bueno, diretora de Normas Técnicas da ABECE e sócia diretora do Escritório Técnico Julio Kassoy e Mario Franco Engenheiros Associados, falará sobre a importância das normas para desenvolver um projeto complexo com qualidade, segurança, confiabilidade e durabilidade.

Avaliação Técnica de Projetos é o título da palestra a ser apresentada pelo engenheiro Leonardo Braga Passos, diretor da Abece e sócio diretor da PI-Engenharia e Consultoria e da Revitalizar Engenharia de Recuperação. A norma de ações de vento, enfocando seu histórico, conteúdo e a influência das ações de vento no projeto estrutural de edifícios altos, será detalhada pelo Dr. Johann Andrade Ferrareto, engenheiro estrutural da ArcelorMittal especialista na análise de edifícios altos em estruturas metálicas, mistas e híbridas.

O Prof. Dr. Carlos Britez, parceiro da PhD Engenharia Ltda., empresa liderada pelo Prof. Dr. Paulo Helene, por sua vez, tratará da inspeção e do diagnóstico de edifícios com foco em não conformidade de projeto. A palestra de Marcelo Silveira, sócio do escritório técnico de projetos estruturais MD Engenheiros Associados, abordará execução de estruturas de concreto, enfocando histórico, a importância dos projetos para uma boa execução e novas tecnologias. Por fim, “a protensão no Brasil – Histórico, evolução e atual estado da arte de projeto e execução no Brasil e no exterior” é o tema que será abordado pelo Prof. Dr. Evandro Porto Duarte, diretor técnico da Mac Protensão e da Portante Engenharia.

“As grandes empresas estão procurando formas de reduzir custos sem prejudicar ou minimizar danos, as médias e pequenas estão lutando para se manterem abertas, mas temos uma certeza: que após ‘a tempestade vem a bonança’ e que períodos de baixa econômica trazem oportunidades na retomada do crescimento. As empresas precisam estar preparadas para crescer com sustentabilidade técnica e econômica”, afirma Jefferson Dias de Souza Junior, presidente da Abece.

O evento acontece no Auditório da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes). Para mais informações, clique aqui. 

Veja também: