AEI e FIRJAN lançam Manual de Segurança em Serviço de Impermeabilização

A Associação das Empresas de Impermeabilização do Rio de Janeiro (AEI) e o Sistema FIRJAN lançaram na última semana a edição revisada e ampliada do Manual de Segurança em Serviço de Impermeabilização. O objetivo é orientar as empresas, os profissionais da indústria da construção civil e os órgãos de fiscalização, com detalhes técnicos e especificações sobre o serviço.

A revisão do novo manual segue as atualizações das Normas Regulamentadoras vigentes para serviços de impermeabilização e foi necessária para a padronização das condições de segurança. “O manual supre essa carência teórica sobre o tema, sendo uma publicação que contribui para aproximar as empresas aplicadoras de impermeabilização e os órgãos de fiscalização”, comenta o especialista de Desenvolvimento Setorial em Construção Civil do Sistema FIRJAN, Roberto Cunha.

Segundo sua apresentação, o manual pretende “reduzir de acidentes em canteiro de obras; reduzir as não conformidades quanto aos requisitos gerais e legais de segurança no trabalho; propiciar uma relação mais harmoniosa entre as empresas e os órgãos de fiscalização do trabalho, com base em entendimentos técnicos comuns; e melhorar a qualidade e elevar a produtividade da indústria da construção civil”.

Cunha ainda destaca a utilidade do documento para fiscais do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), bem como para empresas aplicadoras do segmento de impermeabilização. “O fiscal não tem formação especifica em construção civil, então esse guia facilita o entendimento dele sobre as atividades realizadas nos serviços de impermeabilização, assim como a empresa executora ficará ciente do que tem que cumprir. Essa conformidade é importante para a indústria porque reduz os riscos de o empresário ser autuado ou até mesmo ter a obra paralisada”, complementa.

Para fazer o download do manual, clique aqui.

Por Gabrielle Vaz, do Portal PINIweb

Veja também: