Veja qual cuidado ter em alicerces expostos e se o polietileno de alta densidade pode ser usado em deque de piscinas

Alicerces expostos em muro desaterrado exigem cuidado especial

Durante movimento de terra realizado em um lote para construção de varanda, o alicerce do muro do vizinho acabou exposto totalmente, a ponto de revelar a porção de terra sob a fundação. Como devo proceder neste caso?

Primeiramente, como o muro do terreno vizinho teve os alicerces expostos, com desconfinamento do solo, parece-nos que haverá necessidade de subfundação, ou seja, completar com concreto ou alvenaria os espaços abaixo do alicerce original, apoiando o material de prolongamento em solo estável e resistente.

Para evitar a percolação de umidade do terreno vizinho para a sua varanda, após a execução do prolongamento parece conveniente rebocar toda a base do muro e executar impermeabilização com manta asfáltica, seguindo-se a construção da parede da varanda. Ou seja, resultará impermeabilização aderida entre uma e outra parede, sendo recomendável que a altura da impermeabilização avance até a altura da parede da varanda, ou mesmo ultrapasse em 20 a 30 cm o topo da parede da varanda.

Veja também: